Páginas

Fique por dentro das atualizações

Clique no botão abaixo para saber sempre que houver novas postagens e arquivos.

 Subscribe in a reader

Publicidade

domingo, 25 de outubro de 2009

ENGLISH: Gênero dos Substantivos

Gênero dos Substantivos                                                                                                                                                

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARABÉNS PROFESSORES! HAPPY TEACHER'S DAY!



Talento, paixão, inspiração, conhecimento, energia, desafio, amor, dedicação, esforço, criatividade, compromisso, paciência, motivação, entusiasmo, alegria!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CHAT COM O PRESIDENTE DO INEP: valeu a pena

Publicidade

Só me deixaram fazer uma pergunta (adivinhem qual??), mas valeu a pena.


"Íntegra do bate-papo com jornalista da Folha e presidente do Inep sobre o Enem"

Fonte: Folha Online

A jornalista Fabiana Rewald, editora do caderno do Fovest da Folha, e Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (órgão do Ministério da Educação), participaram de bate-papo nesta quinta-feira (8) sobre o Enem.

Durante o bate-papo, o presidente do Inep confirmou que a taxa de inscrição do Enem vai ser devolvida aos alunos que desistirem de fazer o exame, marcado para os dias 5 e 6 de dezembro.

Na semana passada, o MEC cancelou o exame de Enem, que seria realizado no último fim de semana, após o vazamento das provas.

Participaram do bate-papo 288 internautas. Veja a agenda de bate-papo do UOL .

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Fabiana Rewald e Reynaldo Fernandes sobre o ENEM. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:06:07) Reynaldo: Boa tarde. Aqui é Reynaldo Fernandes, presidente do INEP, estou a disposicao dos internautas.

(05:06:31) Fabiana Rewald: Olá, boa tarde. Obrigada pela presença, professor Reynaldo e internautas

(05:09:16) ricardo fala para Reynaldo: oi reynaldo. esta confirmada a nova data do enem?

(05:10:39) Reynaldo: Sim está confirmada para os dias 5 e 6 de dezembro.

(05:10:50) Priiiiiiii fala para Fabiana Rewald: Boa tarde! A prova do ENEM pelo visto está com muitas questões e pouco tempo de prova,

(05:11:19) Fabiana Rewald: Oi, Priiii, os professores de cursinhos têm falado exatamente isso: o maior adversário do candidato é o tempo

(05:11:54) Selma fala para Fabiana Rewald: Olá, moro em SP capital e fui escalada para fazer o Enem em uma escola a 35km da minha casa. Já tentei mudar o local através do e-mail faleconosco e pela nova opção na própria página do Enem e até agora não recebi resposta. Qual seria a orientação nesse caso?

(05:12:06) Fabiana Rewald: A dica desses professores é usar a prova que vazou como simulado, cronometrando o tempo que vc leva para respondê-la

(05:13:05) Reynaldo: Haverá realocacao dos alunos e é preciso esperar a confirmacao dos locais, Casos como o da Selma não deverao mais ocorrer.

(05:13:05) Fabiana Rewald: Selma, vou reencaminhar sua pergunta para o Reynaldo, porque a informação que eu tenho é que as mudanças devem ser feitas pela página do Inep, mesmo
(05:15:53) Priiiiiiii fala para Fabiana Rewald: O ENEM foi aplicado em três alunos e o mais rápido terminou a prova em 4:15!!! Pq resolveram aplicar a prova mesmo assim?

(05:16:59) Reynaldo: O tempo de solucao faz parte da avaliacao.

(05:17:36) Fabiana Rewald: Priiii, o Enem neste ano ficou maior justamente para que as universidades que o utilizam como processo seletivo possam escolher melhor os seus candidatos. Mas, conforme o Reynaldo respondeu agora, 'o tempo faz parte da avaliação'

(05:18:14) CORRETOR fala para Reynaldo: boa tarde, reynaldo! como um professor pode participar da banca de correção das redações do ENEM 2009?

05:19:03) Reynaldo: Corretor, hyá um banco de corretores no Inep e tambem do novo consórcio Cesgranrio-Cespe. Vc deve entrar em contato com eles.

(05:19:43) JPietro fala para Fabiana Rewald: Sr. Reynaldo, o senhor acha que houve um exagero da mídia ao divulgar o problema que ocorreu com as provas? Alguns excessos foram cometidos?

(05:20:21) Fabiana Rewald: JPietro, por favor redirecione a sua pergunta ao professor Reynlado, para que ele possa respondê-la

(05:20:33) Reynaldo: Excessos ocorreram. Mas, o fato principal é que a prova vazou e precisava ser cancelada.

(05:21:17) kinho 17 RO fala para Reynaldo: E com relação ao Prouni, como funcionara este ano?

(05:22:03) Reynaldo: Nos mesmos moldes dos anos anteriores só que agora não há apenas uma prova objetiva, mas a média de quatro provas objetivas e uma redacao.

(05:22:13) Prof. Galeoti fala para Fabiana Rewald: Boa tarde, gostaria de saber qual é o plano para o futuro do enem, e o que ele pretende se tornar em alguns anos.

(05:24:11) Fabiana Rewald: Prof. Galeoti, quando foi divulgado que o Enem mudaria neste ano, o plano era torná-lo a única forma de seleção em todas as universidades federais. Mas não é possível prevermos que isso de fato vá ocorrer. O Enem também tem como objetivo mudar o currículo das escolas do país, fazendo com que ele seja menos conteudista e leva mais em conta o uso do aprendizado no dia a dia, na vida prática

(05:24:48) junior Costa fala para Fabiana Rewald: Mas, quando será entregue as notas para as universidades, sem que ocorra nenhum contratempo?

(05:25:21) Reynaldo: Apenas para complementar a resposta da Fabiana, quero esclarecer que esperamos que o ENEM em três anos substitua todos os vestibulares.

(05:25:47) Fabiana Rewald: junior Costa, conforme foi divulgado pelo Minsitério da Educação ontem, o resultado da prova objetiva mais a redação chegará para as universidades até 5 de fevereiro

(05:26:53) Reynaldo: Não é isso. O Inep e o MEC trabalham com a data limite de 5 de fevereiro. Mas isso est' a sendo negociado com o novo consórcio. Queremos os resultados o mais breve possivel.

(05:26:56) fernanda fala para Fabiana Rewald: o q o Inep tem a dizer sobre a noticia que saiu hj de que a prova foi oferecida parar um cursinho em sp?

(05:26:56) Fabiana Rewald: fernanda, o Inep ainda não se pronunciou oficialmente sobre isso. Aguardamos esse pronunciamento também

(05:28:43) Reynaldo: Estamos esperando posicionamento da Polícia Federal.

(05:29:07) Maria fala para Fabiana Rewald: Vai haver devolucao da taxa de inscricao para quem nao puder fazer a prova?

(05:29:32) Reynaldo: Vai. Estamos estudando a forma. Mas isso só será feito depois do exame.

(05:30:22) favero fala para Fabiana Rewald: O sr. acredita que a decisão de não considerar a nota do ENEM (fuvest, unicamp, puc) seja política?

(05:30:40) Reynaldo: Nao. Nao acredito.

(05:31:58) Marcio fala para Fabiana Rewald: olá,boa tarde. Gostaria de saber se os resultados das provas objetivas (ainda sem a correção da redação) serão divulgados ainda em janeiro,ou apenas no dia 5 de fevereiro. Muito obrigado.

(05:32:28) Reynaldo: Esdtamos trabalhando nisso justamente agora.

(05:32:38) Tiago fala para Fabiana Rewald: Qual a solução para os alunos que vão prestar vestibular no dia da prova, como UEL?

(05:33:05) Fabiana Rewald: Marcio, conforme o Reynaldo respondeu, 'o Inep e o MEC trabalham com a data limite de 5 de fevereiro. Mas isso está sendo negociado com o novo consórcio. Queremos os resultados o mais breve possivel'.

(05:33:36) Reynaldo: Ainda estamos negociando com a UEL. Não temos mais como mudar a data do Enem, dado o numero de universidades que dele dependem.

(05:33:44) O Impostor... fala para Fabiana Rewald: Quem foram os mais prejudicados e os mais beneficiados (se houver) com o furto da prova??

(05:33:59) Fabiana Rewald: Tiago, no caso da UEL, infelizmente, os alunos terão de escolher. Lembro que a coincidência se dá com a data da 2ª fase da UEL, portanto o candidato poderá prestar a 1ª fase sem problemas, mas, se for aprovado, terá mesmo de escolher

(05:34:05) Reynaldo: Todos fomos prejudicados!

(05:34:27) Admirador pergunta para Fabiana Rewald: O Enem é hoje a melhor forma de avaliar o aluno do ensino médio?

(05:35:14) Fabiana Rewald: O Impostor, acho difícil encontrarmos beneficiados nesse caso. A Polícia Federal apurou que não houve motivação política para o vazamento. Se isso de fato ocorreu, ninguém foi beneficiado

(05:36:31) Fabiana Rewald: Admirador, eu acho um meio bastante importante de avaliar os alunos. Por seu uma prova opcional, entretanto, ele só servirá como avaliação se os estudantes estiverem motivados a prestá-lo, e o fato de as faculdades usarem o resultado do Enem provoca esse tipo de motivação

(05:37:51) Fabiana Rewald: Tiago, só para complementar a resposta, a UEL estudava mudar o horário de sua 2ª fase, para que os estudantes pudessem fazer as duas. Mas é claro que passar um dia inteiro fazendo prova não é nada fácil

(05:38:03) Renata fala para Fabiana Rewald: Sei que o objetivo do ENEM não é influenciar o ensino. Porém, gostaria de saber como você avalia a influência que essa prova vem causando nas escolas em geral, seja preparação de aulas, produção de materiais didáticos etc. Acha que ela é benéfica?

(05:39:16) Reynaldo: Acredito que sim. Ele vem sendo trabalhado para atingir esse objetivo. O Enem nao esta tao preocupado em avaliar o que os alunos aprenderam na escola, mas como eles sao capazes de utilizar esses conhecimentos e habilidades na vida.

(05:39:54) Fabiana Rewald: Renata, eu acho que o Enem mudou muito as escolas. Com a publicação do ranking das melhores escolas, houve uma grande pressão das escolas para que seus alunos prestassem o Enem com seriedade. Neste ano, em especial, as escolas investiram pesado em preparação dos seus alunos. O que precisamos esperar para ver agora é isso vai continuar nos próximos anos. E isso depende muito da adesão das universidades ao Enem como processo seletivo

(05:40:04) Vermeio fala para Reynaldo: O vazamento da prova com o consequente adiamento da prova pode ter um impacto negativo no processo de criação do verstibular unico para as federais?

05:41:34) Fabiana Rewald: Renata, acho que esqueci uma parte da resposta. Eu acho que essa mudança é benéfica se as escolas passarem a dar aulas pensando na importância do aprendizado para o dia a dia do estudante, como prega o Enem. Se isso ocorrer, a mudança é benéfica. Mas se só servir para as escolas pressionarem os alunos, acho que é ruim

(05:42:10) Reynaldo: O vazamento foi um problema sério que nos atingiu a todos. Mas, junto às universidades federais, o MEC e o Inep vêm trabalhando para superar esses problemas.

(05:42:41) paulo fala para Reynaldo: como poderá ser afirmado que essa nova prova também não tera "fraude"?

(05:45:00) Reynaldo: MEC e Inep, junto a outras instituicoes, estao construindo um aparato para que isso nao ocorra novamente. A importancia do Enem exige um esforco de Estado, envolvendo além dos Correios, Ministério da Justica, da Defesa, dentre outros.

(05:45:06) Mirella317 fala para Reynaldo: Reynaldo, quais foram os critérios para escolha dos locais de prova?

(05:46:24) Reynaldo: Fabiana, se nao substituir, a ideia é que ele seja a principal ferramenta de selecao de ingresso para todas as instituicoes, federais, estaduais ou particulares.

(05:48:13) Paty fala para Reynaldo: O Inep já tem a dimensão de quantas universidades "desaderiram" ao Enem?

(05:49:25) Reynaldo: A cidade é escolhida pelo aluno, dentre as 1.829 cidades onde há aplicacao de prova do Enem. As grandes cidades sao subdivididas em áreas menores, de acordo com o CEP.

(05:50:02) Guilherme Abud fala para Reynaldo: Reynaldo, eu vou prestar a Fuvest, e o enem não vai mais contar, eu liguei ontem no Fala Brasil, central de atendimento do MEC, e falaram que meu dinheiro não será devolvido em hipótese nenhuma. E ainda o atendente falou que se eu não estivesse satisfeito que entresse no ministério público, e foi isso que eu fiz!!! Agora venho aqui afirmar que farei de tudo para que meu dinheiro seja devolvido.

(05:48:13) Paty fala para Reynaldo: O Inep já tem a dimensão de quantas universidades "desaderiram" ao Enem?

(05:49:25) Reynaldo: A cidade é escolhida pelo aluno, dentre as 1.829 cidades onde há aplicacao de prova do Enem. As grandes cidades sao subdivididas em áreas menores, de acordo com o CEP.

05:51:54) Reynaldo: Fabiana, a unificacao da prova é benefica nao só para o estudante, mas para as instituicoes. Acredito que com o tempo, elas facam a adesao ao sistema unificado. Exames descentralizados sao uma caracteristica brasileira, em todo o mundo ha exames unificados.

(05:52:36) Fabiana Rewald: Obrigada pelas respostas, professor

(05:54:00) Reynaldo: Paty, sabemos que 24 universidades federais vao utilizar o Enem como selecao. Nenhuma das federais comunicou que vai sair do sistema unificado - ao contrario - temos apoio de todas.

(05:54:57) Reynaldo: Guilherme: obrigado pela informacaom vamos averiguar o que esta ocorrendo no servico FalaBrasil. Estudamos como o ressarcimento será feito.

(05:55:27) Fefa fala para Reynaldo: Cursinhos pré-vestibulares apontaram erros em algumas questões do Enem que vazou. Havia pelo menos uma questão sem resposta correta e também alguns erros de português nos enunciados de outras. O que o Inep/MEC tem a dizer sobre isso?

(05:58:27) Reynaldo: Fefa, a prova foi em geral muito bem avaliada. Erros específicos em questoes sao sempre possíveis, mas há controvérsias com relacao à questao de matematica apontada pelos professores. Quanto a erros de portugues e digitacao, trabalhamos sempre para que eles nao acontecam.

(05:59:30) ninaalfs fala para Fabiana Rewald: Reynaldo, o Novo Enem propoe menos decoreba e mais raciocínio. Para isso, deve-se haver uma formação crítica do indivíduo nas escolas, o que pouco ocorre nas escolas públicas. O senhor não acha então que os alunos de escolas públicas podem sair em desvantagem?

(06:01:50) Reynaldo: Acho que nao é bem assim que acontece nas escolas públicas. Sair do decoreba, do enciclopedismo, pode ter efeito bastante benéfico para os estudates da escola pública.

(06:02:56) Reynaldo: Obrigada a todos os participates do chat. Desejo a vocês uma boa noite e que facam uma boa prova no Enem.

(06:03:46) Fabiana Rewald: Reynaldo e internautas, muito obrigada pela participação. Acompanhem mais notícias sobre o Enem em http://blogdofovest.folha.blog.uol.com.br/ e nos cadernos Cotidiano e Fovest, da Folha

(06:04:16) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Fabiana Rewald e Reynaldo Fernandes e de todos os internautas. Até o próximo!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PROVA ENEM 2009 OFICIAL


Bom dia a todos! Já que a "defecada" foi feita, agora só resta estudar e se preparar mais. Não vou ficar falando aqui o que achei do vazamento: já tuitei o que tinha que dizer a respeito.
Baixem o arquivo (4 MB) e aproveitem os 30-45 dias que restam, embora algumas universidades já descartaram usar o resultado do Enem. Talvez voltem atrás em tal decisão. Como diz uma amiga de Salamanca, "en Brasil todo es posible y mucho más". Bom estudo!


Enem 2009 - Prova Oficial Vazada

T.As. DE ESPANHOL

T.As. DE INGLÊS

Anunciantes

De onde você veio