Bom dia a todos! É impressionante o que acontece no nosso mundo digital, e lá vem eu novamente escrevendo sobre isso!
Logo após pedir que o site Legendas TV fosse tirado do ar, a Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) teve seu próprio site afetado por uma “falha de segurança”.
No dia 1º de fevereiro, a associação pediu ao data center que hospedava o Legendas TV para que tirasse o site do ar porque seus usuários estariam (a mesma lenga-lenga de sempre!!) violando direitos autorais.
“Quando um usuário faz a legenda não autorizada de uma obra audiovisual ele fere o trabalho de toda uma cadeia produtiva: produtores, autores, atores, atrizes, câmeras, roteiristas, diretores, marketeiros, produção de fábrica, do próprio tradutor e etc.”, defendeu a associação em comunicado oficial.
Os responsáveis pelo Legendas TV criaram um endereço provisório onde explicam por que a página antiga saiu do ar e dizem que planejam voltar ao ar em breve.
“Muito provavelmente precisaremos do suporte de vocês para levantar fundos e migrar para um novo e seguro data center”, diz a equipe no blog.
O time do Legendas TV traduz voluntariamente o conteúdo de filmes e seriados e faz legendas para que os usuários possam assistir os vídeos baixados pela internet no idioma original – em geral, o inglês. Afinal, quem é fã, prefere as vozes originais de seus personagens favoritos.
Contra-ataque
A reação à saída do Legendas TV do ar foi imediata. Na segunda-feira o site da APCM foi invadido e a página inicial foi pichada com a frase “viva os downloads!”. O tráfego do site da associação foi redirecionado para o Mininova, um dos maiores sites de torrent da internet.
A APCM disse em comunicado oficial que seu site teve “uma falha de segurança e devido a isso foi retirado do ar na última terça-feira”.
“Essa falha resultou na retirada de todo o conteúdo da Associação e também no redirecionamento para outros sites que oferecem conteúdo protegido por direito autoral e que são objetos de ações da APCM em nível internacional”, explica o comunicado.
O documento diz ainda que a “a APCM está tomando todas medidas, tanto para o retorno do site ao ar, quanto para demais providências que entender cabíveis. Mais informações serão divulgadas apenas por meio de notas oficiais”.
Ah, e antes que me perguntem EU VOU CONTINUAR LEGENDANDO Prison Break, 24, Lost, Smallville, The Unit, Terminator - The Sarah Connor Chronicles e Heroes!
Como disse um amigo do setor jurídico, "não há violação de direitos autorais de algo que ainda não foi criado ou apresentado." E com a quantidade de INCOMPETENTES trabalhando no setor de legendagem "oficial" pérolas com interpretar a frase "We need a diversion" continuam saindo, em PtBr como "Nós precisamos de uma diversão."
Concordo cem por cento com vc Jeff!
ResponderExcluirEm primeiro lugar, queremos agradecer pelo apoio recebido nestes últimos dias e e também queremos elogiá-lo pela mobilização que você têm promovido. E o mais interessante é que as pessoas já começam a procurar fundamentação para defender suas opiniões, sejam elas contra ou a favor das legendas e dos downloads.
ResponderExcluirNos próximos dias, publicaremos uma série de textos sobre como achamos que deve ser entendida a questão envolvendo indústria cultural/internet/legislação. E tudo começará a mudar quando compreenderem que nós, assim como vocês, não somos “piratas”. Nós somos aqueles que adquirem os últimos produtos de tecnologia, assinamos os melhores pacotes de TV a cabo e os planos mais potentes de banda larga. Nós consumimos vorazmente cultura. E mesmo com tudo isso, achamos que não basta – estamos insatisfeitos por aquilo que pagamos! Antes de sermos “piratas”, nós somos clientes insatisfeitos! E estamos abertos a todo e qualquer tipo de diálogo. Não há melhor momento para uma discussão aberta e séria sobre downloads, internet e propriedade intelectual do que agora.
Servidor. Após conversar com donos de datacenters, já definimos para o qual migraremos. Agora estamos estudando os detalhes técnicos desta mudança. Não divulgaremos o nome do datacenter por enquanto por questões de segurança.
Até voltarmos 100%, as legendas serão disponibilizadas no Legendas.tv Lite: www.legendas.tv
Valeu pelo apoio!
ResponderExcluirQuanto ao fato de não existir para não haver quebra de direitos você está totalmente certo. Aliás já vi muitas legendas feitas por legenders sendo usadas na TV e até nos dvds. Isso sim é pirataria já que eles LUCRAM com isso.
ResponderExcluirAh, e parabéns pleo blog também! Muito bom pra estudar e com boas opiniões.