Até aí tudo bem. O que realmente me assusta é a abordagem propagandística e pseudo-jornalística que a maioria das escolas fazem dos resultados obtidos por seus alunos. Quem conhece a metodologia adotada pelo INEP sabe muito bem o que estou falando. Quem não a conhece deveria saber para não ser "enganado" pelos marketeiros de plantão.
Gente, educação é coisa muito séria: a escola não pode ser encarada como uma rede de fast-food! Há algum tempo atrás escrevi sobre a tal "McDonaldização" do ensino que vem ocorrendo no Brasil e levei pedras e pauladas por isso. Mas NUNCA retirei uma só palavra do que escrevi, como não as retiro até hoje!
Que a metodologia do INEP é falaciosa (para se dizer o mínimo!) todos os que trabalham na educação já sabiam. Porém, o uso que os grandes conglomerados "educacionais" fazem dos resultados é VERGONHOSO. Se não, pensem comigo:
Suponhamos que eu tenha um escola e inscreva 100 alunos de 3º colegial. Desse total, 40 estão matriculados no "cursinho"; 40 no 3º colegial regular e, os demais 20, sabe-se lá quem são (posso até alocar meus professores, pois não há nada que os impeça de prestar o ENEM!!!!).
Outra escola inscreve, o mesmo número de 100 alunos que estudam regularmente no 3º colegial e ponto final. Dessa segunda escola, 30 alunos não comparecem e, pelo critério do ENEM, recebem AUTOMATICAMENTE nota 0,0!!!!! Da primeira escola, "apenas" 10 alunos não comparecem...
Não é preciso ser um engenheiro mecatrônico para entender o que irá acontecer!
É por estes e vários outros problemas que os resultados anuais auferidos pelo ENEM caem em total descrença. E, não à toa, está sendo reformulado para melhor!!!!
Portanto fica o alerta: cuidado com o que se vê publicado nos grandes jornais e, daqui há pouco, nos telejornais! Procurem saber como realmente funciona o ENEM antes de emitir qualquer opinião tendenciosa.
da Folha de São Paulo; 29/04/2009 - 03h17
"Os colégios particulares que obtiveram melhor desempenho no Enem estão concentrados nas zonas oeste e sul de São Paulo, regiões com o maior número de pessoas pertencentes à classe A, de acordo com a pesquisa DNA Paulistano/Datafolha, realizada em 2008.
Dos dez que obtiveram as melhores notas no Enem, seis ficam na zona sul, três na zona oeste e uma na zona leste.
O melhor da região central é o colégio São Luís, localizado em meio à movimentada avenida Paulista, que ocupa o 24º lugar na lista geral.
Já na zona norte, o colégio Objetivo do Mandaqui obteve o melhor resultado da região e a 57ª colocação geral.
No Tatuapé, o colégio Agostiniano Mendel foi dono do melhor desempenho da zona leste e sexto no quadro total.
Na zona sul, estão os três primeiros colocados: o Vértice, Bandeirantes e Móbile, além do Etapa (quinto), Stockler (sétimo) e Humbodt (nono).
Já na zona oeste, o primeiro lugar é do colégio Santa Cruz, dono da quarta colocação no ranking das particulares. Seguido por Palmares (oitavo) e Santo Américo (décimo)."
É meu caro amigo, você falou tudo. Só aqui na Bahia conheço duas escolas que inscreveram seus professores no ENEM. E a colocação delas no ranking foi lá pra cima! É uma vergonha mesmo. E parabéns pela ousadia e coragem.
ResponderExcluirEu sempre desconfiei dos resultados que apareciam na mídia. Agora depois de ler o seu post e descobrir realmente como funciona na pagina do inep tenho certeza que os numeros podem ser manipulados.
ResponderExcluirOlha gente, só liberei os dois cmentários acima porque 49 estão cheios de palavrões e todos anônimos; 32 eram de links para o resultado do ENEM; 12 continham ofensas gratuitas a várias escolas de Passos e 4 das de SP mencionadas no texto da FDSP.
ResponderExcluirPortanto que fique bem claro: se houver crítica construtiva e não-apelativa, será publicado. Caso contrário, NÃO!