Páginas

Fique por dentro das atualizações

Clique no botão abaixo para saber sempre que houver novas postagens e arquivos.

 Subscribe in a reader

Publicidade

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FÉRIAS: Merecidas e proveitosas férias

É isso aí: até 2011 em paz e em repouso catártico porém intelectual.

E lembro a todos que as postagens com planilhas de notas já foram deletadas. Creio que todos já sabem os resultados, né?


Bom, até 2011...

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

AUMENTO DE SALÁRIO NO CONGRESSO? TRISTE FATO...

EU FIQUEI MUITO 
ORGULHOSO COM A 
DECISÃO DE DAR AUMENTO 
AOS SENADORES E DEPUTADOS

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PROVA DE ELITE: Fuvest 2010, não foi surpresa.

Crítica do educador Mateus Prado ao vestibular 2010-2011 da FUVEST. A USP, contrariando a tendência de outras universidades públicas, aplicou um sistema de ingresso elitista, privilegiando a decoreba ensinada em cursinhos e escolas particulares...
 Fonte: Último Segundo - IG 

Não foi a Fuvest de sempre
Nota de corte caiu porque a prova foi mais difícil e parte do conteúdo da 1ª fase só é visto em escolas tradicionais particulares
Como eu já havia previsto nesta coluna do IG Educaçãoas notas de corte da Fuvest 2011 caíram. A prova foi mais difícil, a concorrência diminuiu e as questões pareciam estar ali para selecionar somente para os cursos mais tradicionais e escolher um tipo bem específico de aluno. Era muito fácil prever que a nota de corte iria cair.
Posso dizer que, hoje, estão extremamente satisfeitas cerca de duas dezenas de escolas particulares tradicionais do Estado de São Paulo, por que a prova deste ano, mais do que nunca, foi feita quase que por encomenda para elas. Muitas das questões propostas pela prova tinham conteúdos que só são vistos nestes colégios. As outras milhares de escolas não chegam a esses conteúdos, e na verdade nem precisam chegar. Também devem estar satisfeitos os sistemas de ensino, que, em sua maioria, enchem os currículos de conteúdos e decorebas e impedem que o professor possa de fato ser um educador.
Notem que mais de 10 cursos tiveram 22 acertos como nota de corte. Para entender melhor o que isso significa, um aluno que soubesse resolver corretamente só sete das 89 questões e marcasse todas as demais em uma única alternativa teria uma nota maior que 22. O que acontece é que boa parte de quem vai estudar na USP no próximo ano teve nota menor que 40% da prova na Fuvest (menos de 36 pontos). Isso mostra que alguns dos alunos que fazem a USP não são capazes de permanecer na vida universitária? A resposta é não. Do jeito que é o vestibular da USP, e neste ano mais que nos outros, ele não seleciona aqueles que são mais capazes de ter sucesso no ensino superior. Vários futuros alunos com nota baixa no vestibular de primeira fase que serão ótimos profissionais e um monte de alunos com nota alta que serão péssimos profissionais.
Isso acontece por que não há, hoje, nenhuma relação direta entre acertar questões conteudistas e ter a capacidade de compreender fenômenos, resolver problemas, fazer e implementar um projeto de vida e conviver de forma ética valorizando as diferenças e a diversidade.
O vestibular, por si só, é excludente. Ele parte da lógica de que existem mais candidatos do que vagas e por isto é necessário selecionar. A USP deste ano reforçou a função de ser, além de excludente, elitista.
Quando se escolhem as questões que estarão em uma prova, se escolhe o perfil de aluno que quer que entre na instituição. Que fique claro, isso não é somente a minha opinião. É o que tem dito o reitor da USP em suas entrevistas. Ou seja, a prova mais difícil, com suas questões conteudistas, não foi mera coincidência. Isso foi feito de forma planejada e articulada, para que o reitor encontrasse exatamente o aluno que ele quer.
Se o reitor quisesse alunos que conseguem conviver no ambiente universitário, não precisava fazer uma prova absurda como foi essa última da Fuvest. É muito mais importante saber as capacidades cognitivas, a resiliência - capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - e a formação ética do candidato do que descobrir se ele sabe o que é "aliteração", "sinestesia" ou o "pretérito perfeito do indicativo".
Alguma coisa precisa ser feita para a USP se democratizar. O caminho, daquela que se orgulha de ser a melhor universidade da America Latina, tem sido o contrário. O vestibular, como vimos, foi totalmente contrário às reformas que os demais vestibulares do Brasil têm feito e extremamente distante do que há de mais moderno na educação. Foi feito para alguns colégios particulares e para as grandes redes de cursinhos.
Os poucos alunos da rede pública que furam este bloqueio já estão ameaçados, pois o reitor anunciou seu desejo de acabar com os cursos de menor concorrência. E para piorar, apesar de o orçamento da USP aumentar todos os anos (devido à vinculação orçamentária, que dá 9,57% do ICMS para as universidades públicas estaduais), o número de vagas na USP não aumenta na mesma proporção.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

GAME: Roube arquivos secretos de Mr. Obama \o/

Quer saber como é viver na pele do fundador do WikiLeaks? Roube documentos do gabinete do Obama aqui!



Via Jogos

sábado, 4 de dezembro de 2010

HRC - ABRACE ESTA CAUSA

"Hospital Regional do Câncer - Abrace esta Causa"
Banco do Brasil: Agencia: 0194-5  CC.: 50.000-3
CEF: Agência: 0141-6     CC.: 501.501-6   op.: 003
Santander: Ag.:2268       CC.: 13.000184-5
Rua José Merchioratto, 227 - Bairro: Sta Casa - Passos-MG
Cep: 37.900.514
www.hrcpassos.org.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PARABÉNS PROFESSORES! HOJE E SEMPRE!

sábado, 2 de outubro de 2010

Se a matemática não é linear, por que ensinamos assim?

Em inglês, aproveitem...


domingo, 8 de agosto de 2010

FELIZ DIA DOS PAIS!




Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente
recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber
o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.
Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai,
mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.
Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber
quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.
Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores
escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.
Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra
que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.
Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta
aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.
Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja
grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.
Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha
tudo aquilo que merecer e realmente desejar.
Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso
para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe
até que ponto está alimentando um espírito de dependência.
Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para
um caminho de honestidade e de Bem.
Pai de verdade mesmo não diz " Faça isto " ou " faça aquilo " , mas sim
" tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe " .
Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta
se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.
Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente,
atento e amoroso - com a alma de joelhos -
pedindo  Luz na hora de dar conselhos ...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

English Grammar: guia completo de estudos

Cambridge English Grammar in Use Intermediate

sábado, 31 de julho de 2010

Há tempos que ouço pessoas e mais pessoas dizendo que não são valorizadas, que não recebem elogios pelo trabalho desenvolvido, que se sentem pressionadas por todos os lados, e muito mais coisas do tipo. A sensação que fica sempre que ouço tais coisas é uma só: tais pessoas não sabem ou não aprenderam a amar a si mesmas!
Passaram a valorizar o TER e se esqueceram por completo do SER. E, simplesmente, deixaram de SONHAR.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Inglês - Simple Past ou Present Perfect Simple

 
Complete as frases com os verbos no Simple Past (ex. ate, saw) ou Present Perfect Simple (ex. has eaten, have seen):
1.Eric's father five novels. He is planning to write another one soon. (write)
 
2.Samantha two cakes and gave one to me. (buy)
 
3.We him since we were kids. (know)
 
4.Richard is on holidays. He three countries already. (visit)
 
5.Jane went to Paris ten years ago and there ever since. (live)
 
6.I Angela for ages. How's she doing? (not see)
 
7.The prisoner across the river but was captured immediately after. (swim)
 
8.Francis the children to school before going to work. (take)
 
9.When the dog chased him, he as fast as he could. (run)
 
10.Jennifer an anorak because it was freezing outside. (wear)
 
11.The police the suspect two days ago. (catch)
 
12.Julia for the company since she was twenty. She is retiring soon. (work)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Desempenho das escolas particulares de Passos (MG) no Enem 2009

Programei este post para a noite de segunda-feira, 19 de julho, e espero que a ferramenta de publicação programada funcione desta vez!


A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 por escola serve como baliza da qualidade da educação do ensino médio da instituição. As médias são calculadas e divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação).
Abaixo temos os resultados com o código da escola, sua dependência administrativa, sua localização (urbana ou rural), modalidade de ensino, número de alunos matriculados e de participantes. Além disso, traz a média da prova objetiva e a média total da escola.
As escolas estão listadas por ordem alfabética, para evitar os comentários idiotas que sempre surgem quando divulgo esta lista.
Parabéns a todos os alunos e alunas que fizeram as provas do Enem 2009 com consciência e seriedade. O desempenho anual das escolas varia tanto por um único motivo: boicote dos próprios alunos.
COLÉGIO DEL REY
Código:
31294900
Dependência Administrativa:
Privada
Localização:
Urbana
Modalidade de Ensino:
EMR
Nº de alunos matriculados:
18
Nº de Participantes:
12
Média da Prova Objetiva:
579.34
Média Total (Objetiva e Redação):
643.84


COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO
Código:
31118320
Dependência Administrativa:
Privada
Localização:
Urbana
Modalidade de Ensino:
EMR
Nº de alunos matriculados:
42
Nº de Participantes:
38
Média da Prova Objetiva:
609.43
Média Total (Objetiva e Redação):
639.25

COLEGIO OBJETIVO PASSOS
Código:
31223883
Dependência Administrativa:
Privada
Localização:
Urbana
Modalidade de Ensino:
EMR
Nº de alunos matriculados:
70
Nº de Participantes:
57
Média da Prova Objetiva:
612.35
Média Total (Objetiva e Redação):
625.26

COLÉGIO SÃO FRANCISCO
Código:
31295124
Dependência Administrativa:
Privada
Localização:
Urbana
Modalidade de Ensino:
EMR
Nº de alunos matriculados:
11
Nº de Participantes:
11
Média da Prova Objetiva:
524.35
Média Total (Objetiva e Redação):
545.13

COLÉGIO STATUS
Código:
31118346
Dependência Administrativa:
Privada
Localização:
Urbana
Modalidade de Ensino:
EMR
Nº de alunos matriculados:
45
Nº de Participantes:
35
Média da Prova Objetiva:
599.41
Média Total (Objetiva e Redação):
652.92

T.As. DE ESPANHOL

T.As. DE INGLÊS

Anunciantes

De onde você veio