Páginas

Fique por dentro das atualizações

Clique no botão abaixo para saber sempre que houver novas postagens e arquivos.

 Subscribe in a reader

Publicidade

sábado, 23 de maio de 2009

FATO: sistemas de ensino vão produzir mais "robozinhos"...



No início pensei que finalmente havíamos chegado lá... Passados mais de 40 dias, como os BORG de Star Trek, os grandes sistemas de ensino se adaptaram. E tome-se frases de efeito puramente marketeiro!

AVISO: as citações a seguir foram retiradas da Folha de São Paulo. Os comentários são meus!

Citação 1: "... as novas temáticas devem representar pouco em relação ao conjunto do Enem, diz Nicolau Marmo, coordenador do Anglo. "O aluno com o conteúdo do ensino médio está 97% preparado." O cursinho dará reforço dois meses antes do exame para seus alunos."

Vejamos se entendi direito: 2 meses antes do ENEM eles vão dar aulas especiais para o exame? Será que depois de 3 anos de Ensino Médio (e até de mais anos de "cursinho") os repolhinhos não aprenderam nada? 97% preparado? Hah! que piada, não?


Citação 2: "O mesmo ocorrerá no COC, com aulas específicas. Segundo Tadeu Terra, diretor editorial da rede, a intenção é mostrar aos alunos que a combinação do conteúdo atual com algum reforço é suficiente para levá-los a obter êxito no Enem."

Então, além do conteúdo atual que já é dado, ainda é necessário "reforço"? Opa! Já escutei essa balela antes...


Citação 3: "Vera Lúcia Antunes, coordenadora do cursinho e do colégio Objetivo, diz que a escola já aborda no ensino médio as habilidades exigidas no Enem."

Chorei de tanto rir... de tristeza! Como assim? Se já é plenamente abordado, qual é a necessidade de fazer o maior auê marketeiro sobre um "simuladão do novo ENEM", com direito a sorteio de carro e tudo mais? E vivas para as melhores cabeças... de repolho!

Infelizmente esta situação só tende a piorar: basta dar uma "googlada" pelos termos ENEM + curso + preparatório, e vocês irão encontrar vários "cursinhos" que prometem notas altas no exame.

E se essa proposta do CONSED (http://aprendiz.uol.com.br/content/cuvesworup.mmp) for aprovada de forma geral no Brasil? O aluno só recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio se for aprovado no ENEM...

5 comentários:

  1. Jeff vc é demais! Fala e escreve o que muita gente pensa mais tem medo de dizer.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado. É uma vergonha ter que fazer cursinho pra passar no enem.

    ResponderExcluir
  3. Cara faz 4 anos que eu faço cursinho e só tem decoreba. Vamos ver se muda pra melhor essa m**** agora. Parabéns pelo post e pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. E dai se vai te q faze cursin pro enem?

    ResponderExcluir

Todos os comentários anônimos serão moderados antes da publicação.

T.As. DE ESPANHOL

T.As. DE INGLÊS

Anunciantes

De onde você veio