Páginas

Fique por dentro das atualizações

Clique no botão abaixo para saber sempre que houver novas postagens e arquivos.

 Subscribe in a reader

Publicidade

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PRONOMES: adjetivo possessivo

Os adjetivos possessivos:


1 têm as seguintes formas:

Singular

Poss. Adjs.

Significado

1ª pessoa

my

meu, minha, meus, minhas

2ª pessoa

your

teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, de você, do senhor, da senhora

3ª pessoa

his

seu, sua, seus, suas, dele

her

seu, sua, seus, suas, dela

its

seu, sua, seus, suas, dele, dela


Plural

Poss. Adjs.

Significado

1ª pessoa

our

nosso, nossa, nossos, nossas

2ª pessoa

your

vosso, vossa, vossos, vossas, dos senhores, das senhoras

3ª pessoa

their

seu, sua, seus, suas, deles, delas

2 são também conhecidos como determinantes possessivos.

3 são usados antes de um substantivo:


(a) adjetivo possessivo + substantivo:

Example

Significado

my car

o meu carro

her book

o livro dela

their house

a casa deles / delas



(b) adjetivo possessivo + (adjetivo) + substantivo:

Example

Significado

my old car

o meu carro velho

her new book

o livro novo dela

their cheap house

a casa barata deles / delas

4 são usados para indicar que algo pertence a alguém:

Example

Significado

This is my book.

Este é o meu livro.

Where is your son?

Onde está o seu filho?

5 podem ser usados com a palavra own para ênfase:

Example

Significado

I've got my own room.

Tenho o meu próprio quarto.

I've got a room of my own.

Tenho o meu próprio quarto.

6 são usados com as partes do corpo e com roupas:

Example

Significado

I'm washing my hands.

Estou lavando as (minhas) mãos.

This is her new dress.

Este é o seu vestido novo.

NOTA:

(a) Usa-se
his quando algo pertence a alguém do sexo masculino:

Example

Significado

This is his house.

Esta é a casa dele.

His father is a teacher.

O pai dele é professor.

(b) Usa-se her quando algo pertence a alguém do sexo feminino:

Example

Significado

This is her house.

Esta é a casa dela.

Her mother is a teacher.

A mãe dela é professora.

(c) Usa-se its (1) quando algo pertence a algo ou a um animal:

Example

Significado

The dog wagged its tail.

O cão abanou o rabo.

The car is old. Its tires need to be changed.

O carro está velho. Os (seus) pneus precisam ser substituídos.


(1) não confundir com it's que é it is

(d) Quando se sabe o sexo de um animal, pode-se usar his ou her:

Example

Significado

A female lion always protects her cubs.

Uma leoa protege sempre as suas crias.

(e) Usa-se their quando algo pertence a mais de uma pessoa ou coisa:

Example

Significado

The children washed their hands before eating.

A crianças lavaram as (suas) mãos antes de comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários anônimos serão moderados antes da publicação.

T.As. DE ESPANHOL

T.As. DE INGLÊS

Anunciantes

De onde você veio