Páginas

Fique por dentro das atualizações

Clique no botão abaixo para saber sempre que houver novas postagens e arquivos.

 Subscribe in a reader

Publicidade

domingo, 2 de novembro de 2008

PRONOMES: personal object

1 São chamados de pronomes pessoais objeto quando estes são usados como objeto / complemento (direto ou indireto) de um verbo:

S + V + O

onde

S = subject

(sujeito)

V = verb

(verbo)

O = object

(complemento)

Singular

Pronouns

Significado

1ª pessoa

me

me, mim, a mim, eu

2ª pessoa

you

te, a ti, o, a, lhe

3ª pessoa

him

lhe, ele, a ele, o

her

lhe, ela, a ela, a

it

lhe, ele, ela, a ele, a ela, o, a


Plural

Pronouns

Significado

1ª pessoa

us

nos, a nós

2ª pessoa

you

vos, a vós, os, as, lhes

3ª pessoa

them

lhes, eles, elas, a eles, a elas, os, as

2 Usam-se os pronomes pessoais objeto:

(a) como complemento direto quando a ação de um verbo afeta a pessoa ou algo:

Example

Significado

Who built the house?
I built it.

Quem construiu a casa?
Eu a construí.

I know them.

Eu os conheço.


(b) como complemento indireto quando a ação de um verbo beneficia a pessoa:

Example

Significado

Could you pass me the salt, please?

Pode me passar o sal, por favor?

I'm going to buy her a present.

Vou comprar-lhe (para ela) um presente.


(c) em linguagem informal, quando as respostas são compostas por uma só palavra:

Example

Significado

Who is it? Me.

Quem é? Eu.

Who broke the vase? Him (1).

Quem quebro o vaso? Ele.


(1) Em linguagem formal, a resposta deverá ser He did.


(d) depois de preposições:

Example

Significado

The boy is looking at her.

O garoto está olhando para ela.

She gave the book to me.

Ela me deu o livro.

I feel sorry for her.

Estou com pena dela.


(e) em linguagem informal, depois do verbo be, than e as:

Example

Significado

It was him who asked the question.

Foi ele quem fez a pergunta.

Jennifer is taller than me.

Jennifer é mais alta do que eu.

Sue is as intelligent as him.

Sue é tão inteligente como ele.


(f) em linguagem informal, como sujeito de um verbo. Em linguagem formal, essa utilização é considerada incorreta (2).

Example

Significado

John and me (2) like reading.

Eu e John gostamos de ler.


(g) em exclamações:

Example

Significado

He won the lottery. Lucky him!

Ele ganhou na loteria. Que sorte a dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários anônimos serão moderados antes da publicação.

T.As. DE ESPANHOL

T.As. DE INGLÊS

Anunciantes

De onde você veio