Páginas

Fique por dentro das atualizações

Clique no botão abaixo para saber sempre que houver novas postagens e arquivos.

 Subscribe in a reader

Publicidade

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PRONOMES: possessivos

Os pronomes possessivos:


1 têm as seguintes formas:

Singular

Poss. Prons.

Significado

1ª pessoa

mine

(o) meu, (a) minha, (os) meus, (as) minhas

2ª pessoa

yours

(o) teu, (a) tua, (os) teus, (as) tuas, (o) seu, (a) sua, (os) seus, (as) suas, (o,os,a,as) do senhor, (o,os,a,as) da senhora

3ª pessoa

his

(o) seu, (a) sua, (os) seus, (as) suas, (o,os,a,as) dele

hers

(o) seu, (a) sua, (os) seus, (as) suas, (o,os,a,as) dela

(1)


Plural

Poss. Prons.

Significado

1ª pessoa

ours

(o) nosso, (a) nossa, (os) nossos, (as) nossas

2ª pessoa

yours

(o) vosso, (a) vossa, (os) vossos, (as) vossas, (o,os,a,as) dos senhores, (o,os,a,as) das senhoras

3ª pessoa

theirs

(o) seu, (a) sua, (os) seus, (as) suas, (o,os,a,as) deles, (o,os,a,as) delas


(1) não existe nenhum pronome possessivo para a 3ª pessoa do singular para se referir a um animal ou algo inanimado.

2 são usados para indicar que algo pertence a alguém.

3 NUNCA são usados antes de um substantivo.

4 podem ser USADOS para substituir a forma:

adjetivo possessivo + substantivo


desde que o substantivo seja evidente ou já tenha sido mencionado.

5 servem para responder às perguntas começadas por Whose? (De quem?)

6 Exemplos:

Example

Significado

This is not your book.
It is mine.

Este não é o seu livro.
É meu.

This is her car. =
This (car) is hers.

Este é o carro dela. =
Este (carro) é dela.

Whose is this pencil?
It's mine.

De quem é este lápis?
É meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários anônimos serão moderados antes da publicação.

T.As. DE ESPANHOL

T.As. DE INGLÊS

Anunciantes

De onde você veio