Páginas

Fique por dentro das atualizações

Clique no botão abaixo para saber sempre que houver novas postagens e arquivos.

 Subscribe in a reader

Publicidade

quarta-feira, 29 de abril de 2009

ENEM: resultados mascarados, beneficiam a quem?

Hoje às 3 da manhã publiquei meu primeiro twit sobre o assunto. Já fazia mais de uma hora que estava acordado e, portanto, não dá pra se falar que eu ainda estava dormindo! Baixei o resultado nacional em pdf e fiquei analisando-o. Pouco depois sai a reportagem da Folha de São Paulo com a manchete "Só 8% das escolas "tops" no Enem são públicas; veja ranking"

Até aí tudo bem. O que realmente me assusta é a abordagem propagandística e pseudo-jornalística que a maioria das escolas fazem dos resultados obtidos por seus alunos. Quem conhece a metodologia adotada pelo INEP sabe muito bem o que estou falando. Quem não a conhece deveria saber para não ser "enganado" pelos marketeiros de plantão.

Gente, educação é coisa muito séria: a escola não pode ser encarada como uma rede de fast-food! Há algum tempo atrás escrevi sobre a tal "McDonaldização" do ensino que vem ocorrendo no Brasil e levei pedras e pauladas por isso. Mas NUNCA retirei uma só palavra do que escrevi, como não as retiro até hoje!

Que a metodologia do INEP é falaciosa (para se dizer o mínimo!) todos os que trabalham na educação já sabiam. Porém, o uso que os grandes conglomerados "educacionais" fazem dos resultados é VERGONHOSO. Se não, pensem comigo:
Suponhamos que eu tenha um escola e inscreva 100 alunos de 3º colegial. Desse total, 40 estão matriculados no "cursinho"; 40 no 3º colegial regular e, os demais 20, sabe-se lá quem são (posso até alocar meus professores, pois não há nada que os impeça de prestar o ENEM!!!!).
Outra escola inscreve, o mesmo número de 100 alunos que estudam regularmente no 3º colegial e ponto final. Dessa segunda escola, 30 alunos não comparecem e, pelo critério do ENEM, recebem AUTOMATICAMENTE nota 0,0!!!!! Da primeira escola, "apenas" 10 alunos não comparecem...

Não é preciso ser um engenheiro mecatrônico para entender o que irá acontecer!

É por estes e vários outros problemas que os resultados anuais auferidos pelo ENEM caem em total descrença. E, não à toa, está sendo reformulado para melhor!!!!

Portanto fica o alerta: cuidado com o que se vê publicado nos grandes jornais e, daqui há pouco, nos telejornais! Procurem saber como realmente funciona o ENEM antes de emitir qualquer opinião tendenciosa.

da Folha de São Paulo;
29/04/2009 - 03h17
"Os colégios particulares que obtiveram melhor desempenho no Enem estão concentrados nas zonas oeste e sul de São Paulo, regiões com o maior número de pessoas pertencentes à classe A, de acordo com a pesquisa DNA Paulistano/Datafolha, realizada em 2008.

Dos dez que obtiveram as melhores notas no Enem, seis ficam na zona sul, três na zona oeste e uma na zona leste.

O melhor da região central é o colégio São Luís, localizado em meio à movimentada avenida Paulista, que ocupa o 24º lugar na lista geral.

Já na zona norte, o colégio Objetivo do Mandaqui obteve o melhor resultado da região e a 57ª colocação geral.

No Tatuapé, o colégio Agostiniano Mendel foi dono do melhor desempenho da zona leste e sexto no quadro total.

Na zona sul, estão os três primeiros colocados: o Vértice, Bandeirantes e Móbile, além do Etapa (quinto), Stockler (sétimo) e Humbodt (nono).

Já na zona oeste, o primeiro lugar é do colégio Santa Cruz, dono da quarta colocação no ranking das particulares. Seguido por Palmares (oitavo) e Santo Américo (décimo)."



3 comentários:

  1. É meu caro amigo, você falou tudo. Só aqui na Bahia conheço duas escolas que inscreveram seus professores no ENEM. E a colocação delas no ranking foi lá pra cima! É uma vergonha mesmo. E parabéns pela ousadia e coragem.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre desconfiei dos resultados que apareciam na mídia. Agora depois de ler o seu post e descobrir realmente como funciona na pagina do inep tenho certeza que os numeros podem ser manipulados.

    ResponderExcluir
  3. Olha gente, só liberei os dois cmentários acima porque 49 estão cheios de palavrões e todos anônimos; 32 eram de links para o resultado do ENEM; 12 continham ofensas gratuitas a várias escolas de Passos e 4 das de SP mencionadas no texto da FDSP.
    Portanto que fique bem claro: se houver crítica construtiva e não-apelativa, será publicado. Caso contrário, NÃO!

    ResponderExcluir

Todos os comentários anônimos serão moderados antes da publicação.

T.As. DE ESPANHOL

T.As. DE INGLÊS

Anunciantes

De onde você veio