Páginas

Fique por dentro das atualizações

Clique no botão abaixo para saber sempre que houver novas postagens e arquivos.

 Subscribe in a reader

Publicidade

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Dilema Pirata: leitura obrigatória!



[modo sarcástico ON] As redes de compartilhamento de arquivos e o avanço da pirataria estão destruindo qualquer possibilidade de financiar idéias criativas. Se a banda larga se espraiar mais um pouco, será a morte da cultura, o céu de abrirá e anjos com trombetas anunciarão o fim do mundo.

Ao ler “Quem são os ladrões de filmes”, um texto de previsões sombrias publicado pela MPAA, grupo que representa os estúdios americanos, fui tomado por um profundo sentimento de angústia.

Comoveu-me especialmente pensar que a banda larga pode deixar Angelina Jolie sem grana para alimentar todos os filhos adotivos que a atriz livrou da fome e abandono.

Antes que eu caísse em prantos, no entanto, fui presenteado com o brilhante livro do jornalista Matt Mason, “The Pirate´s Dilemma”.

[modo sarcástico OFF] No livro, Mason conta histórias que me encheram de esperança, como a do seriado Heroes. Uma das séries mais baixadas da web está gerando fortunas para seus criadores graças a um modelo de negócios que envolve desde vendas no iTunes até impressão de camisetas. Segundo Mason, desde sua estréia, a série já faturou a baba de US$ 50 milhões.

O livro é um poderoso tratado sobre o descompasso que há entre a evolução da tecnologia e o modelo de negócios que muitos produtores de conteúdo adotam. Ao fim da leitura, concluí que talvez Angelina não levante tanta grana quanto ganharia num mundo sem P2P. Mas, sem dúvidas, a indústria está longe de ficar pobre. Graças ao livro de Mason, vou ter uma noite de sono tranqüila.

Se você quiser ler as idéias de Mason, pode baixar o livro gratuitamente na web. Assim que estiver com tempo livre, irei publicar a tradução para o português brasileiro deste brilhante livro: sabe, é daquele tipo "putz, por que eu não fiz isso antes?"

Um comentário:

  1. Fiquei interessado em ler para discubrir como que a Angelina pode ficar mais rica com a banda larga.

    ResponderExcluir

Todos os comentários anônimos serão moderados antes da publicação.

T.As. DE ESPANHOL

T.As. DE INGLÊS

Anunciantes

De onde você veio